Ana Vífer

Ana Vífer

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Compreensão

Compreensão é, por exemplo, cogitar que o preguiçoso seja alguém que se sente incapaz. Que o murmurador seja alguém pouco motivado. Que incrédulo seja alguém infeliz com a fé que lhe foi apresentada. Que o "bobo" seja alguém cansado de discutir. Que o "mole" seja alguém inapto a brigar. Que alguém que foi falso seja alguém confuso ou diplomático demais. Que o lunático seja alguém que viveu uma realidade bruta demais. Ser compreensivo é colocar um "porém" em todas as críticas pré elaboradas, é tentar encontrar uma fraqueza em quem te incomoda de alguma forma. Ser compreensivo é saber que aquele que parece insensível já pode ter sofrido demais. Há muitas formas de compreender, você pode aceitar simplesmente, manter-se longe para se proteger ou ajudar por amor ao próximo e só.
Compreender é saber que nem tudo é sem motivo, que todos tem um passado, que dores são diferentes em cada corpo e em cada mente, que sentimentos ruins mancham um caráter, que poder pode subtrair escrúpulos, que informação distorcida pode trazer preconceitos e que quem mensura suas mazelas são as pessoas que as sentem.
Compreender às vezes é colocar-se no lugar do outro, muitas vezes perceber que não seria capaz de imitá-lo e ainda sim, preferir não apontar. Compreender é calcular-se, medir-se, examinar-se e reconhecer que não se pode fugir de ter defeitos.
E se no fim das contas, chegar a conclusão de que não existe como aceitar ou compreender certas coisas... afastar-se e filtrar o que parece bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário