Ana Vífer

Ana Vífer

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Eu e meus amigos...

Andei pensando sobre essa coisa de amizade, descobri que tenho poucos amigos.
Uns passaram e deixaram um amor enorme dentro do meu coração, outros nem faço questão. Alguns amigos lembram de mim sempre, sabem minha cor preferida, o que me chateia, o que me faz entrar numa briga, mas não estão dispostos a respeitar meu tempo necessário de silêncio.
Outros não sabem muito quem eu sou, só gostam de estar por perto e descobrem fácil quando preciso e quero ficar sozinha.
Amizade é tão relativo. É dolorido quando algum amigo fala nas suas costas algo que você entenderia se fosse falado com amor diretamente pra você. É ruim perceber que deixou escapar segredos pra quem não merecia sua confiança. É difícil continuar a amar pessoas que te decepcionam e mesmo assim, continuar a amar. Não mais admirar, só amar.
A vida foi limpando meus círculos de amizade e foi me dando ciclos de amizade. Amizades vem, duram um tempo, vão embora, mas me sinto bem porque sei que dei o melhor de mim.
Não gosto de ficar grudada, nem gosto de ser muito visitada, também não gosto tanto de visitar. Não tenho assunto o tempo todo, não estou acostumada a bajulação, nem sempre vou bajular.
As pessoas querem fazer da amizade um relacionamento, um compromisso... é como monopolizar um órgão livre e eu não consigo viver dando explicações o tempo todo, não gosto de cobrança de amigo.
A amizade é difícil pelo simples fato de que nada o compromete, a única coisa que te move a manter a amizade é o amor.
Sei que quem me ama me aceita do jeito que eu sou e consegue me entender e me ler, me respeitar e entender seu lugar em minha vida, entender a hierarquia dos meus sentimentos, das prioridades que eu já organizei.
Eu sinto falta de amigos que me fizeram mal, mas que nem sabem que eu soube do que me fizeram. Sinto falta de gente que não tive tempo de criar um laço bem forte que ultrapassasse o tempo e a distância. Sinto falta de pessoas que não tem boas influências pra mim e por ordem de prioridades, tive que escolher a minha integridade.
Sinto falta até de quem não conquistei e não vou conseguir conquistar, porque já me rotularam, já me sentenciaram e não querem descobrir além do que criaram em sua imaginação.
Só uma coisa me tranquiliza, os raros amigos que me sobraram estão sempre comigo, sempre e sempre me entendem e sempre vão ver além dos meus T.O.Cs, das minhas críticas, da minha timidez, da meu olhar de menina metida, do meu namoro que está em um ranking alto na minha lista de prioridades, da minha casa humilde, da minha falta de dinheiro, da minha falta de abraços, do meu passado conturbado e de tudo o que poderia estragar um sentimento de amigo.
Conto minhas amizades nos dedos das mãos, talvez de uma mão só. Alguns são do meu sangue, mas não conseguem ter uma amizade verdadeira comigo, outros são amigos dos meus amigos e são obrigados a conviver comigo, eu sei bem de tudo isso.
Mas quando penso em tudo o que os meus verdadeiros amigos fizeram por mim e o quanto me valorizam, eu sei que atingi um patamar absoluto de conquista pessoal.
Por isso, eu aconselho: ame seu amigo, mas deixe-o livre, espere ser solicitado, não seja invasivo. Respeite a educação que ele recebeu, acompanhe ele na caminhada da vida sem ficar tirando todas as pedras que aparecerem no caminho dele. Descubra o que ele quer de você, mas se você não for capaz de dar, converse e diga que não pode. Seja extremamente sincero, mas procure nunca machucar com suas palavras. Se cansar, dê um tempo. Se sentir falta, ligue. Pergunte coisas, esclareça fatos. Amizades verdadeiras são raras, as minhas são.

2 comentários:

  1. Pura verdade concordo em boa parte, ultimamente tenho pensando muito nisto e cheguei a mesma conclusão amigos de verdade conto nos dedos da mão, tem gente q só quer tá junto quando vc tem algo para dar em troca, quando tem um status ultimamente este tipo tem de monte e eu tô forinha, fico com meu amigos da mão mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. Justamente Josy, eu também dispenso esse tipo de amizade. Você já tá escalada no meu hall de amizades! rs

    ResponderExcluir